sex 29 mar 2024
HomeEsportesBolsa Esporte beneficia atletas da UFPR, mas ajuda ainda é limitada ...

Bolsa Esporte beneficia atletas da UFPR, mas ajuda ainda é limitada

Atletas da Atlética do C7 em competição fora da Universidade. (Foto: Arquivo C7)

Os atletas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) contam com programas de incentivo oferecidos pelo Centro de Educação Física e Desportos (CED) e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).  A parceria começou há um ano e o incentivo tem moldes nos programas das universidades estrangeiras. O Bolsa Esporte é uma remuneração mensal de 200 reais oferecida a alguns alunos selecionados. A coordenadora de equipes representativas da UFPR, Rosângela Irene Fernandes, explica que o benefício não é apenas financeiro. “São selecionados os alunos beneficiados dentro das equipes e, além da ajuda de custo por 8 meses, eles ainda ganham acesso ao Restaurante Universitário e à academia de graça com a carteirinha de atleta”, afirma.

A UFPR também paga a taxa de inscrição dessas equipes nos jogos, o ônibus para deslocamento e agora começou a pagar pelos uniformes. São três modelos fornecidos para as equipes: treino, agasalhos e competição. Os uniformes são tanto para esportes em grupo como individual. Além da bolsa, quando os atletas vão para os campeonatos eles também ganham todos os benefícios de alimentação e academia.

Bolsa ainda não a atende todos os atletas

Mesmo com o aumento do apoio ao esporte, a bolsa só é destinada para os times oficiais da universidade, que possuem vagas limitadas. A maioria dos atletas da UFPR começam participando dos times formados pelas Atléticas. Na atlética das engenharias e de Arquitetura, o C7, existe em torno de dez esportes com times, entre eles natação, futebol, vôlei e agora o grupo de cheerleaders.

Segundo o estudante de Engenharia Mecânica e diretor de Esportes do C7, Victor Bordini, a procura por times é grande, mas o comprometimento é de poucos. Mesmo da parte da Universidade, que passou a reconhecer a Atlética como uma entidade há pouco tempo. “Teve um tempo que não dava nada (a universidade), até a gente reconhecer a atlética como uma entidade, era pouco. Mas depois fazendo as coisas aos poucos, trabalhando, a gente conquistou parcerias e estamos tentando desenvolver isso”, afirma.

De acordo com Bordini, os incentivos vêm em forma de verba para ônibus para as competições. Agora, só os estudantes de Educação Física e 22 membros das equipes representativas selecionados pelo desempenho podem receber as bolsas. Mas, segundo a professora Rosângela, o restante do time também é auxiliado, pois, se há um bolsista no time, todos os outros podem usar o RU e a academia de graça.

Competições

Nos Jogos Universitários do Paraná, o JUPS, participaram 156 atletas e a UFPR se classificou no 2º lugar geral do campeonato. Foram classificados para o JUPS a equipe feminina de atletismo – revezamento. Além delas, mais duas atletas de judô feminino e dois de judô masculino. “Com o apoio da PRAE esses atletas estão indo para o JUPS com a taxa de inscrição e o transporte pagos.” Conta Rosângela.

A Atlética do C7 participa de diversas competições, as maiores são as Engenharíadas, um grande evento que reúne os cursos de engenharia das faculdades do Paraná e chega a reunir em torno de 7 mil pessoas, com jogos durante o dia e festas à noite. O C7 também participa do Campeonato Inter-Atletica, o CIA, em que competem somente as atléticas da UFPR. E também dos Jogos da Capital (Joca), que reúne as atléticas das universidades de Curitiba, como a Universidade Positivo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Faculdade Evangélica. “A gente engloba todas as faculdades de Curitiba numa liga, uma entidade que reúne todo mundo, são 16 atléticas”, conta Victor.

Os incentivos acontecem há mais de um ano e se chamam Atividades Desportivas do CED. É um grande projeto, mas que ainda está em fase de crescimento, visto a quantidade de alunos na universidade que se interessam por esportes. “Um dos maiores braços da formação acadêmica é o esporte. Geralmente, os alunos chegam do ensino médio com histórico esportivo e isso acaba quando entram na universidade. Na faculdade eles acabam se envolvendo mais na vida acadêmica e deixando o esporte de lado. Nosso objetivo é dar continuidade a essa prática de esportes dos alunos”, complementa Rosângela.

Serviço

As seletivas para as equipes representativas acontecem todo o início de semestre. Qualquer aluno da UFPR pode participar. Os interessados devem fazer a seletiva e serão avaliados pelo técnico.  Fique atento às chamadas do CED pelo site da UFPR (www.ufpr.br). As bolsas podem ser solicitadas junto à PRAE.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE / UFPR

Rua Dr. Faivre, 405 – Ed. D. Pedro ll – 1° Andar

Fones: 3360-5221/ 5168 / 5391 /5175.