qui 25 abr 2024
HomeCiência & TecnologiaEncontre um Nerd: O empreendedorismo acompanha a inovação

Encontre um Nerd: O empreendedorismo acompanha a inovação

Pelo site do Encontre um Nerd, o cliente escolhe o tipo de serviço que precisa, agenda a visita do técnico e já fica sabendo quanto vai gastar
Pelo site do Encontre um Nerd, o cliente escolhe o tipo de serviço que precisa, agenda a visita do técnico e já fica sabendo quanto vai gastar (Foto: Reprodução)

As startups estão invadindo o mercado de uma forma irreversível, cada vez mais jovens estão deixando de seguir a carreira tradicional para se aventurar em ideias que podem ser muito lucrativas. O Encontre um Nerd foi uma startup que, segundo seu idealizador Bruno Ramos, deu mais certo que o imaginado.

O investimento inicial não passou de 100 reais, mas, três meses depois – e alguns investimentos a mais –, o programa se tornou um sucesso. Apenas no primeiro mês o site já atendeu cerca de 80 clientes. A ideia da empresa é reunir em um único lugar “nerds” que possam auxiliar usuários com problemas de informática. “O computador da minha namorada precisava de uns reparos e eu tive muito trabalho para encontrar o melhor lugar para consertar, pensei que seria muito mais prático ter um local que reunisse todos os técnicos, e foi assim que surgiu a ideia do startup”, explica Bruno.

A inovação

O Encontre um Nerd oferece um atendimento diferenciado: o consumidor não precisa tirar seu aparelho de casa, basta fazer um requerimento pela internet informando seu endereço e o serviço que está precisando. Assim, a central da startup encaminha o profissional mais próximo para realizar o trabalho.

Foi o que aconteceu com Fábio Hansen, professor de Publicidade e Propaganda da UFPR. Há pouco tempo em Curitiba e com um computador estragado em plena sexta-feira, Fábio não conhecia ninguém que pudesse fazer o conserto antes do final de semana. “Eu conheci a iniciativa por indicação de um aluno, entrei em contato e, em menos de duas horas, o técnico chegou”, conta.

Outra vantagem são os preços fixos. O consumidor sabe a quantia exata que precisa pagar na hora de contratar os serviços. “A ideia é que as pessoas não passem pela insegurança de deixar seu aparelho em alguma loja”, ressalta o idealizador.

O programa também é vantajoso para os especialistas que se associam. Jean Fernandes já trabalhava no ramo de tecnologia e informática há muito tempo e agora faz parte do Encontre um Nerd. O maior benefício que a empresa trouxe para ele foi a publicidade. “Eu já trabalhava nos moldes da empresa, então minha forma de trabalhar não mudou. A vantagem é que, agora, não preciso me preocupar com divulgação”, diz Jean.

Quando começam a participar do programa, os profissionais recebem 70% do valor de todo o trabalho que produzem. Com o passar do tempo e com boas avaliações – toda visita é avaliada por Bruno, que liga pedindo feedbacks –, passam a receber porcentagens cada vez maiores. Segundo Bruno, a ideia é de que cheguem a 100%.

Cada nerd recebe de acordo com os trabalhos que faz, o que, para Jean, consiste em um problema. “A empresa ainda é iniciante por isso não fez tantos clientes”, conta o especialista, que ainda precisa trabalhar por fora para completar a renda. “Mas vamos torcer para que ela cresça”, completa.

Alugue um Nerd

O idealizador, Bruno Ramos, não quer que o negócio pare por aí. Lançou, há pouco tempo, uma nova vertente no site: o Alugue um Nerd. Esse novo ramo permite que qualquer pessoa contrate um especialista associado para acompanhá-lo em determinada tarefa, como comprar um computador ou aprender a mexer em algum software. Ao contrário do Encontre um Nerd, o aluguel do técnico não tem preço fixo. O valor é combinado entre o consumidor e a empresa, que encontrará um profissional disponível.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo