ter 16 abr 2024
HomeEsportesJogos universitários promovem integração e práticas esportivas nas universidades

No dia 4 de junho começam os Jogos Jurídicos Paranaenses, e as Engenharíadas. As atléticas de Direito e Engenharia da UFPR trabalham sem parar para oferecer quatro dias seguidos de competições e festas, incentivando a prática de exercícios físicos e a convivência com outras universidades.

Eventos ajudam na intereção de alunos da UFPR e de outras faculdades - foto- Guilherme Charles.jpg
Eventos ajudam na interação de alunos da UFPR e de outras faculdades. (Foto: Guilherme Charles)

Os jogos universitários, além de divertidos, incentivam estudantes a praticar esportes. De acordo com o estudo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de 2009, nos últimos anos de faculdade quase 40% dos alunos não se exercitam o suficiente, desestimulados pela falta de tempo. Assim, eventos como as Engenharíadas são importantes para reavivar o interesse do universitário em atividades físicas, importantes não só para a saúde, mas para aliviar o estresse e, assim, melhorar o desempenho do aluno nas aulas.

A prática de esportes não é o único objetivo das atléticas com os jogos universitários. Douglas Aquino, presidente da Atlética de Direito da UFPR, diz que “os Jogos Jurídicos são o ápice da integração universitária”, contando com a participação de 20 atléticas e congregando cerca de 5 mil alunos de diferentes universidades.

Letícia Graton, caloura de Publicidade e Propaganda, participou dos Jogos Universitários de Comunicação Social (Jucs). Ela também decidiu comparecer aos jogos enquanto não precisa se preocupar com estágios e matérias extras. “Ah, achei legal torcer com todo mundo e conhecer pessoas de outras faculdades”, relembra Letícia, que vê a convivência como o ponto forte do evento.

Calouro de Engenharia Mecânica, Gustavo Bastos acredita que as Engenharíadas serão um grande marco na vida. “Quando estiver lá, vou fazer tudo que um garoto quer. A volta será como uma fase vencida. Depois é trabalhar, estudar… acaba a farra”, diz. Mas o estudante ressalta que a integração é passageira: “as pessoas não têm esperança de encontrar a esposa lá. Você nunca mais vai ver aquelas pessoas na vida”.

Jogos jurídicos reúnem estudantes da UFPR - foto- Guilherme Charles
Jogos jurídicos reúnem estudantes da UFPR. (Foto: Guilherme Charles)

Mesmo com um tempo curto, os jogos universitários exigem das atléticas um longo período de planejamento. As preparações para os Jucs deste ano começaram logo após a edição anterior, em maio de 2014. Para garantir o sucesso do evento foi formada a Liga de Comunicação com todas as atléticas participantes dos Jucs. A Liga dialogou com prefeituras de diversas cidades de forma que o evento fosse possível.

Antes de Irati, Paraná, ter sido escolhida a sede dos Jucs 2015, foram avaliados os ginásios disponíveis e os possíveis alojamentos para os estudantes. No entanto, cada atlética é responsável pelo deslocamento de seus alunos e dos kits de torcida. Já as festas são terceirizadas.

Existe também grande preocupação com a segurança dos estudantes. Seguranças contratados garantiam que não houvesse penetras entre os quase 400 participantes dos Jucs. Em caso de acidentes, havia sempre algum responsável por perto para garantir socorro.

Nos Jogos Jurídicos, cujo evento possui 5 mil confirmados, há equipes médicas disponíveis em todos os jogos, além de fisioterapeutas. As festas contam com ambulatórios caso alguém exagere nas bebidas.