qui 18 abr 2024
HomeCidade900 estudantes aprovados pelo Sisu se matriculam na UFPR

900 estudantes aprovados pelo Sisu se matriculam na UFPR

Através do Sisu (Sistema de Seleção Unficada), 900 estudantes de várias regiões do país se matriculam na Universidade Federal do Paraná. O sistema utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na seleção dos alunos para instituições públicas de ensino superior. Os alunos tiveram até hoje, 2, para realizar a matrícula na Universidade.

Para Lucinir Feltrin, coordenador do NAA (Núcleo de Assuntos Acadêmicos), responsável pelo registro acadêmico dos novos alunos, a grande diferença entre o vestibular comum da instituição e o Enem é que o exame dá oportunidade a alunos de diversas localidades. “O Enem acaba sendo mais aberto, abrangendo mais estudantes, de qualquer localidade, tornando o vestibular mais regionalizado. Hoje têm estudantes de várias regiões se matriculando”, completa Feltrin.

Segundo Feltrin, um dos problemas mais comuns é a falta de documentos na hora do registro acadêmico, principalmente dos cotistas, para quem as exigências são maiores. A ausência de qualquer comprovação acaba resultando na perda da vaga, que são ocupadas por chamadas complementares do Sisu.

Aluna inscrita pelo Sisu completa sua matrícula na UFPR
Aluna inscrita pelo Sisu completa sua matrícula na UFPR. Foto: Marcia Elizandra Faustino.

Ana Júlia Favarin, 18, foi aprovada no curso mais concorrido da UFPR, Medicina. “Sem o Enem eu não teria conseguido”, afirma. Segundo Ana, fazer o Enem e se inscrever para uma universidade pelo SISU é mais oportuno que vestibulares, pois oferece vagas em várias localidades e maior número de vagas para cotistas, diferente de muitos vestibulares que não ofertam essa opção.

Gian Fernandes Gonçalves, 18, de Ilha Cumprida, se matriculou no curso de Comunicação Institucional e optou pela UFPR pela qualidade da universidade e do curso. Após a matricula, com a ajuda de alguns veteranos, Gian se instalou numa casa de estudante e está se informando sobre os programas e auxílios da universidade, como bolsas-auxílio. “Achei meio complicado o requerimento do PROBEM”, diz Gian.

O edital e informações sobre as matrículas podem ser encontrados no site do núcleo de concursos da UFPR www.nc.ufpr.br.