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Jogo criado por alunos da UFPR ajudará no desenvolvimento de crianças autistas

Projeto de integrantes do PET de Computação da UFPR visa criar jogo de celular smartfone que auxilie na evolução de crianças com autismo
Aplicativo está sendo desenvolvido para aparelhos celulares com Android Foto: Divulgação/PET Computação

Aplicativo está sendo desenvolvido para aparelhos celulares com Android
Foto: Divulgação/PET Computação

No começo do ano, os alunos participantes do PET de Computação da UFPR começaram a criar um jogo que auxiliasse crianças de seis a dez anos de idade com autismo. A sugestão de trabalhar com esse público surgiu de uma ex-participante do projeto que tinha contato com autistas. Eles desenvolvem o jogo chamado J.A.P.A, Jogo de Apoio Psicológico para Autistas.

Para a criação e o conteúdo dessa plataforma, os estudantes entraram em contato com a psicóloga Cristiane Dluhosch, que orientou a utilização de exercícios e temáticas baseadas no método Sonrise. Esse método funciona através de recompensas e usa o que a criança autista preferir, sejam objetos, desenhos ou outras coisas. Cristiane fala dos resultados que esse método causa: “Quando você faz isso, ajuda ele, ele entende que consegue fazer as coisas e que as coisas que ele precisa fazer podem ser prazerosas. Porque as crianças autistas são hipersensíveis a sons, imagens e toques, então poucas coisas dão prazer a elas”.

A participante do projeto Ana Vilela Silva explica como foi a orientação com a psicóloga e as necessidades supridas no jogo em relação ao conteúdo que deveria ser utilizado: “A gente pegou a orientação dela para saber que tipo de habilidades a criança tinha que desenvolver ao longo do jogo. Tanto como chamar a atenção quanto, por exemplo, identificar expressões faciais, que ela falou e achou que era importante trabalhar”, ressalta.

O jogo contará basicamente com quebra-cabeças de vários níveis de dificuldade para as crianças explorando vários campos importantes no desenvolvimento dos mesmos. Ele está sendo desenvolvido para celulares com o sistema operacional Android.

Este foi o maior desafio da equipe, pois é uma plataforma nova e mais difícil de trabalhar, como relata Ana: “Acho que (o maior desafio) foi se adaptar à ferramenta. Porque a gente quis usar uma plataforma de trabalho diferente, que é trabalhar com jogos para Android. Não é uma coisa que a gente aborda naturalmente na faculdade, então a gente teve que estudar por fora pra se desenvolver”, afirma.  A previsão dos participantes do PET de Computação é de que o jogo seja terminado e lançado no meio de 2016.

Autismo

O autismo é um transtorno de comportamento, que pode ser de origem genética ou biológica. Não há um diagnóstico simples para o transtorno, mas é notado por sintomas gerais. A criança, desde muito nova, pode não apresentar contato visual com a mãe, demorar em aprender a falar e andar ou não querer falar. Evita o contato com pessoas e se irrita ou se incomoda com esses contatos.  Geralmente ocorre mais em meninos e em crianças. Para um diagnóstico seguro, são recomendados sempre dois ou mais especialistas para avaliar a pessoa e dizer se ela realmente é autista.

Há três níveis de autismo que são considerados nas avaliações médicas. Uma pessoa pode ter autismo leve, moderado ou grave. Nos casos mais leves, o indivíduo consegue se expressar e, através do tratamento e acompanhamento com especialistas, convive  socialmente sem se sentir incomodado. Já existem casos mais graves aonde a pessoa se comunica menos ou nem se expressa. Há dificuldades motoras e os fatores externos, como sons e interações pessoais tendem a mudar o temperamento da pessoa com autismo.

Apesar da sociabilidade e comunicação poderem ser afetadas pelo autismo, muitos autistas têm uma inteligência acima do normal, com tendência a serem superdotados em uma determinada área do conhecimento.

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