qui 25 abr 2024
HomeSociedadeUFPR deve desenvolver pesquisas para a melhoria do asfalto de Curitiba

UFPR deve desenvolver pesquisas para a melhoria do asfalto de Curitiba

banner radio comunicacao

Deformações no asfalto podem aumentar custo operacional do transporte público  (Foto Douglas Maia)
Deformações no asfalto podem aumentar custo operacional do transporte público
(Foto Douglas Maia)

Na última terça-feira (3), uma reunião entre a Reitoria da UFPR e a Prefeitura de Curitiba marcou a assinatura de um convênio que visa desenvolver tecnologias para aumentar a resistência do asfalto da capital paranaense, diminuindo seu custo e tornando-o mais durável. A parceria é feita entre o Departamento de Transporte e Tecnologia da UFPR e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

O projeto deve identificar, analisar e propor soluções para as deformações no asfalto das canaletas de ônibus, que costumam sofrer maior desgaste. Segundo dados da Prefeitura, pelo menos 290 km dos 4.639 km do pavimento da capital está comprometido. O problema tem um custo aos cofres públicos de três a quatro milhões de reais por quilômetro de pavimentação. “A reciclagem do pavimento existente e pesquisa de novas possibilidades de mistura asfáltica podem reduzir o custo para 500 mil a 1 milhão de reais por quilômetro”, explica Mário Henrique Furtado Andrade, professor da UFPR e coordenador do convênio.

Transporte mais econômico e seguro

“A Universidade é parceira da Prefeitura em diversas áreas. Este convênio é mais um passo positivo no trabalho conjunto para pensarmos estrategicamente a cidade”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet (PDT) em reunião com representantes da UFPR.

Ainda de acordo com Andrade, coordenador do convênio, a revitalização do pavimento pode reduzir o impacto econômico, social e ambiental do transporte público. “Maior segurança na frenagem, menos poças, menor gasto de combustível , menor desgaste de pneus e redução de custo de manutenção dos ônibus passam por um asfalto de maior qualidade”, completa.

banner radio comunicacao 2
UFPR deve desenvolver pesquisas para a melhoria do asfalto de Curitiba

Em tempos de aumento na tarifa do ônibus, projeto pode diminuir os gastos com o transporte público