RSS
Blog da Redação
Quem Somos
Expediente
Galeria
Fale Conosco
Impresso
Rádio
TV
Galeria






Jornal laboratório do curso de Jornalismo
da Universidade Federal do Paraná
Especial - FTC 2007
Especial - FTC 2007 | Publicada em 28/03/07 às 10h52

Sensibilidade e Intimismo

Coração de Gás Neon traz à tona o universo de Caio Fernando Abreu
Reportagem Carla Cursino
Edição Fernanda Trisotto
Priscila Cassou/WEBCLIX
Andy Gercker em cena de <i>Coração de Gás Neon</i>
Andy Gercker em cena de Coração de Gás Neon

Sensibilidade e intimismo são as palavras mais indicadas para descrever Coração de Gás Neon. Dirigido por Pagu Leal, e com Andy Gercker no elenco, o espetáculo é uma adaptação de três contos de Caio Fernando Abreu – Para uma avenca partindo, Além do ponto e Fotografia. A peça traz um homem (interpretado por Gercker) em seu quarto, em meio a seus devaneios, suas angústias e suas formas de lidar com o amor.

Primeiramente, este personagem anônimo, guiado por suas emoções mais efêmeras, ensaia o que dizer a seu amor que está prestes a partir. Em seguida, ele relata a ansiedade vivida e sentida quando se está na iminência de encontrar um amor. Finalmente, desabafa sobre a difícil espera por um amor que parece não vir. Durante toda a apresentação, o clima intenso é sustentado por músicas tocadas no ritmo das confissões do personagem. Detalhe: a sonoplastia e a iluminação são operadas pelo próprio ator em cena.

A dupla Leal e Gercker foi bastante fiel aos textos de Caio Fernando Abreu. Quem conhece a obra de Caio certamente reconhecerá as falas inacabadas de Para uma avenca partindo, os pensamentos rápidos e confusos de Além do ponto e as palavras duras de Fotografia. Outros elementos presentes nos livros do escritor gaúcho, como, por exemplo, a cantora fictícia Dulce Veiga, também estão em cena.

Leal e Gercker mantiveram, também, todo o lirismo e a densidade tão peculiares aos contos de Caio. Essas características do escritor são visíveis, principalmente, na linguagem simples e direta da peça e na interpretação do ator, que ora grita, ora sussurra, em uma tentativa desesperada de se fazer ouvir a qualquer custo. Ao término do espetáculo, tem-se a impressão de que Caio Fernando Abreu realmente escrevia seus contos, romances e crônicas sozinho em seu quarto, em meio à confissão de seus temores e de suas emoções para si próprio.

Uma peça sensível e um convite à análise do homem moderno e comum, independente do fato de se conhecer ou não Caio Fernando Abreu. Eis Coração de Gás Neon.

Serviço

Coração de Gás Neon – Drama – Fringe

Dias: 23 a 30 de março, às 20h

Espaço Dois Casa de Artes - R. Comendador Macedo, 431 - Alto da Glória

Direção: Pagu Leal

Elenco: Andy Gercker. Duração: 60'

Dona Odete Cia. de Teatro



Enviar comentário


O conteúdo deste campo não será publicado.
*
Copyright © 2010 Comunicação. Desenvolvido por Célio Yano, Vítor Yano, Gabriel Brum e Tiago Capdeville
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização da equipe do Comunicação On-line | Login